Qualquer pessoa que pensa nas palavras “Economia Digital” provavelmente encontrará rapidamente uma compreensão muito clara do significado da palavra “transformação”. Além de representar uma quebra de paradigma em diversos conceitos de mercado, é a tendência mais quente dos negócios no momento.
Não é de se admirar que o IDC em seus estudos tenha previsto que os gastos mundiais em tecnologias e serviços que possibilitam a Transformação Digital nos negócios atinjam pelo menos US$ 2 bilhões em 2022.
Além disso, as previsões feitas pelo IDC indicam que 30% das empresas do G2000, ranking da Forbes com as 2000 maiores, mais poderosas e mais valiosas empresas do mundo, terão alocado um orçamento de capital equivalente a 10% da receita para suas estratégias digitais.
Essa mudança em direção ao financiamento de capital é fundamental, pois os executivos de negócios reconhecem a economia digital como um investimento de longo prazo. Esse compromisso de financiar essa forte transformação continuará impulsionando os gastos pelas próximas décadas.
Economia Digital: além de um desafio, uma grande oportunidade para novos negócios
Apesar da grande perspectiva de crescimento para os próximos anos em decorrência da economia digital, isso não significa que tudo seja fácil. Embora muitas empresas saibam a importância de embarcar em projetos de transformação digital em seus negócios, muitas não sabem como e por que tem que fazê-lo.
Para fornecedores e revendas, a economia digital é uma grande oportunidade, ao mesmo tempo que deve ser uma preocupação real. É um pouco difícil convencer alguém que não tem a real compreensão dessa necessidade.
A transformação que ocorre em torno da economia digital é tanto um desafio cultural quanto financeiro e tecnológico. De fato, tentar convencer um cliente a mudar seus caminhos pode ser ainda mais desafiador do que convencê-lo a atualizar seus sistemas legados. Para ambos os aspectos, esse processo se torna uma jornada.
Para fornecedores e revendas a Economia Digital representa uma nova jornada
A relutância em se comprometerem com um plano definitivo de transformação para uma economia digital é algo comum entre várias empresas.
Há uma longa jornada envolvida para alcançar este objetivo e para muitas organizações que desejam continuar evoluindo, ela continuará.
Isso significa que será necessário por parte dos fornecedores e revendas um alto nível de comprometimento e gerenciamento para garantir que seus clientes atinjam os objetivos na busca pela transformação de seu negócio.
Será preciso começar com a modernização da arquitetura tecnológica dos clientes e dos serviços utilizados no centro de seus negócios, como um primeiro passo na jornada da transformação digital e nas mudanças e quebras de paradigmas do modelo de negócios.
Vale destacar, que não se trata apenas de tecnologia.
A chave para gerar valor para os negócios digitais é a adoção pelo usuário. Além das mudanças tecnológicas, a transformação digital requer um planejamento detalhado, onde os usuários são informados e capacitados, as necessidades e prioridades são identificadas, as expectativas são gerenciadas e os funcionários envolvidos desde o primeiro dia.
O papel das revenda é fundamental
A boa notícia é que, sempre que há confusão e há necessidade de melhorar comunicação, a capacitação, engajamento e clareza estratégica, o valor do papel que as revendas representam se torna mais claro para os clientes e fornecedores.
Os parceiros têm um papel fundamental a desempenhar, quando se trata de definir uma direção estratégica e influenciar as percepções dos usuários para a experiência da transformação visando a economia digital.
Eles podem usar o conhecimento adquirido ao trabalhar em projetos de transformação digital em outros lugares para ajudar os clientes a definir o que estão tentando alcançar e como implantar a nova estrutura em toda a organização.
A experiência e o aconselhamento, baseados nas melhores práticas desenvolvidas a partir do trabalho em vários projetos em várias verticais, são essenciais para alinhar pessoas, processos e tecnologia em torno de objetivos comerciais comuns para acelerar o sucesso dos negócios digitais.
Há um requisito vital para parceiros e fornecedores que consiste em fornecer uma consultoria especializada para aconselhar as empresas sobre como aproveitar ao máximo sua tecnologia, ou seja, alguém que possa entender quais problemas de negócios precisam resolver e como lidar com a tecnologia certa.
Essa abordagem fornece às empresas uma imagem verdadeira do que pode ser alcançado através da economia digital.
É muito mais que simples vendas
Você precisa não apenas ser especialista nas soluções de tecnologia que vende, mas nos desafios comerciais dos clientes para os quais está vendendo.
Sua revenda deve ser capaz de articular como a tecnologia pode mudar a vida cotidiana das pessoas para melhor e o impacto positivo que pode repercutir em toda a empresa como resultado.
A verdadeira mágica vem quando os parceiros são capazes de dar aos clientes uma idéia clara do motivo pelo qual eles precisam iniciar o processo de transformação digital, o que é necessário e como o fazem. Isso não é pedir muito, é?
Você está pronto para ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos digitais e fazer parte da atual economia digital? Se para você isso ainda é um desafio, conte com a ajuda da Ingram Micro. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a transformação digital para seus clientes. Não perca mais tempo.
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