Uma das questões mais comuns que seus clientes podem ter em relação à infraestrutura hiperconvergente é como isso afeta os resultados.
Com infraestrutura hiperconvergente, você combina recursos de armazenamento, computação e rede em um único dispositivo. A arquitetura e gerenciamento simplificados, e a capacidade de dimensionar com mais facilidade os data centers para oferecer suporte a tecnologias futuras são todos pontos de venda.
No entanto, os gerentes de TI geralmente ficam com questões-chave sobre como a hiperconvergência se parece financeiramente. Quanto custa alcançar? O que esse novo investimento significa para equipamentos legados? E que tipo de ROI eles podem esperar para justificar a mudança para a hiperconvergência?
Vamos dar uma olhada mais de perto em algumas considerações comuns e nos benefícios finais que podem ajudar a colocar a infraestrutura hiperconvergente em um contexto financeiro. Acompanhe.
Os fatores de custo por trás da hiperconvergência
A criação de uma infraestrutura de data center hiperconvergente muda a forma como é feita a compra de equipamentos de TI. Uma infraestrutura tradicional tem muitas partes móveis a considerar: silos separados para computação, além de armazenamento e rede que podem ser mal configurados ou subestimados, tornando toda a infraestrutura muito complicada e cara.
Ao usar uma infraestrutura hiperconvergente (IHC), seu cliente pode reunir os silos de computação, armazenamento e memória em um fator de forma singular.
Em um nível, os gerentes de TI podem avaliar os custos e as economias na perspectiva de comprar um fator com tudo, em vez de comprar todos os componentes individuais necessários para construir um data center. A configuração e o gerenciamento imediato e a longo prazo também entram em ação. No entanto, a realidade é que as economias e os benefícios vão muito além dessa visão unidimensional.
O ROI e os benefícios da hiperconvergência
Para muitas organizações, o investimento imediato em infraestrutura hiperconvergente é significativo. Para entender como isso afeta a perspectiva financeira de longo prazo da empresa do seu cliente, é preciso destacar que os benefícios financeiros da hiperconvergência são mais significativos do que uma economia imediata no hardware.
Aqui estão alguns benefícios financeiros adicionais de uma infraestrutura hiperconvergente:
Custos reduzidos de hardware e configuração — a infraestrutura hiperconvergente reúne redes, servidores, armazenamento e virtualização em uma única solução. Mover-se nessa direção pode reduzir os custos associados às compras de hardware. Além disso, a implantação e a configuração de um recurso hiperconvergente podem ser mais eficientes. Tradicionalmente, novas compras precisam ser integradas em um cenário de TI, que pode incluir componentes de vários fornecedores diferentes. Com infraestrutura hiperconvergente, a implantação é simplificada e econômica.
Custo reduzido por carga de trabalho — à medida que os avanços tecnológicos e as cargas de trabalho se tornam mais complexas, os custos associados aumentam. Em um cenário de negócios em que novas tecnologias e maiores demandas por capacidade estão se expandindo em taxas nunca antes vistas, isso pode começar a parecer preocupante do ponto de vista de custo. A hiperconvergência pode mudar essa perspectiva pois, à medida que a tecnologia de HCI avança, a eficiência de computação, armazenamento e memória aumenta, enquanto o custo diminui.
Tempo de administração reduzido — quando uma equipe de TI gerencia várias funções diferentes, incluindo rede, virtualização, armazenamento e muito mais, a variedade de habilidades e equipes necessárias para gerenciar um data center pode ficar cara. Entrevistas com CIOs e outros executivos da indústria sugerem que os principais benefícios da arquitetura hiperconvergente podem ser encontrados na redução de custos administrativos e na menor área de cobertura de data centers da tecnologia. Basear-se em software administrativo garante que os processos de rotina sejam automatizados e façam com que a equipe se concentre em atividades de alto valor, reduzindo os custos associados com o tempo de administração.
Gerenciamento de espaço físico — as principais vantagens que a HCI oferece estão vinculadas ao tamanho físico reduzido do hardware, o que se traduz em dinheiro economizado. As organizações podem ver a economia de várias maneiras, começando com a capacidade de integrar equipamentos hiperconvergentes em seu ambiente atual e eliminando a necessidade de mover, desmontar e transportar equipamentos. Ao mesmo tempo, um espaço menor pode ajudar a reduzir os custos de locação de espaço, resfriamento e proteção de áreas de data center, e até mesmo despesas gerais, como limpeza.
A infraestrutura hiperconvergente oferece às organizações uma gama de benefícios finais. Embora a mudança para um modelo hiperconvergente exija um investimento inicial, ela pode gerar economia em toda a organização — desde a contratação de pessoal até o custo por carga de trabalho.
Gostou de conhecer como a hiperconvergência pode te trazer mais negócios? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como melhorar seus resultados!