Certificações podem frequentemente parecer um encargo e uma despesa desnecessária, principalmente para empresas menores. E a verdade é que às vezes são.
Mas então, qual a importância desses emblemas e certificados para os parceiros de canal?
De fato, as certificações são fundamentais para as revendas. Toda a capacidade de direcionar sua linha de produtos, depende de suas qualificações. Sem elas, as revendas simplesmente não podem vender, pois elas demonstram entre outras coisas, perícia e conhecimento a respeito de produtos e serviços dos fabricantes.
Além disso, as certificações lhe permitem oferecer um melhor suporte a seus clientes, a exemplo do PMP (Project Management Professional) e ITIL (IT Infrastructure Library), provando a capacidade das pessoas que você tem na equipe, para ajudar os clientes a alcançar os resultados desejados. Isso é fundamental.
As certificações são um requisito primário para os parceiros de negócio
Se um parceiro de canal vê certificações como um ‘incômodo’, é fundamental uma mudança de perspectiva. Tenha em mente que se trata, no grosso modo, de um ponto de venda.
Por isso, as certificações garantem que a equipe que cria e entrega as soluções, são treinadas e constantemente atualizadas com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.
Para se ter uma ideia, a ISO (International Organization for Standardization) é particularmente importante e reconhecida, pois garante que os certificados estão trabalhando com base nas melhores práticas de gestão e qualidade.
Na prática, atualmente as certificações são uma exigência do próprio cliente, que busca a credibilidade dos certificados antes de fecharem negócio.
As qualificações também são cruciais para a conquista de novos negócios, sem essas certificações, os parceiros podem frequentemente ficar fora da disputa por contratos importantes, o que afetará diretamente em seus resultados.
Em tempos de economia digital e crises globais, a certificação abre portas
É importante ter credenciamento para tranquilizar os clientes, especialmente se você estiver direcionando organizações do terceiro setor ou empresas que realizam grandes negócios.
Efetivamente, muitos não farão negócios se você não for uma revenda comprovadamente certificada, especialmente as certificações relacionadas a ISO ou as certificações fornecidas pelos fabricantes dos produtos ou serviços disponíveis em sua revenda. É realmente um requisito que deve estar em vigor para que um negócio aconteça.
Os certificados mostram que uma empresa leva seus processos muito a sério. Eles também dão confiança aos revendedores e fornecedores ao saberem que um órgão independente, auditou esses processos para garantir que eles atendam aos seus padrões exigentes.
Ter a certificação Dell, HP, Cisco, Microsoft e AWS, aumenta o prestígio da sua empresa contra concorrentes. O reconhecimento da ISO, por exemplo, é frequentemente um requisito obrigatório, para as empresas que desejam concorrer a alguns setores públicos e projetos de larga escala. De fato, contribuem para a conquista de contratos.
Não basta depender apenas da certificação, é preciso mostrar resultados efetivos aos clientes
Se um cliente procura um revendedor, ele primeiro procura fornecedores de tecnologia como Dell, HP, Cisco e Microsoft para descobrir quem são os parceiros autorizados em sua área, tecnologia ou vertical.
Se o revendedor não possuir as certificações corretas, elas não serão exibidas. Essa será uma grande oportunidade perdida para novos negócios e para a validação de terceiros da sua organização. Portanto, é um requisito obrigatório que eles tenham essas certificações. Além disso, da perspectiva do cliente, é uma garantia de que eles estão trabalhando com a empresa certa.
É claro que as certificações não são suficientes para garantir a realização de um negócio ou a certeza da qualidade de uma revenda, porém, se você é um parceiro que deseja expandir e tomar uma fatia séria do mercado, são absolutamente fundamentais para sua estratégia de crescimento.
Ter um bom entendimento do produto que está vendendo e ser capaz de fornecer suporte adequado, também ajuda o parceiro a alcançar marcos que podem levar ao avanço no programa do canal em níveis mais altos.
Por fim, a certificação e o credenciamento estão se tornando importantes para provar que as empresas levam a sério a segurança cibernética, principalmente com o medo de multas relacionadas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor neste ano de 2020.
Os programas de treinamento e certificação de fornecedores, geralmente são gratuitos para clientes e parceiros. Dessa forma, qualquer investimento em tempo de treinamento nesses programas, certamente valerá a pena do ponto de vista comercial e na satisfação dos clientes.
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