A Transformação Digital está em toda parte hoje, com previsão de gastos em todo o mundo, ela deve atingir US$ 1,7 trilhão até o final de 2019, teremos um aumento de 47% em relação ao ano de 2017.
No entanto, a diferença entre aqueles que lideram o caminho da transformação e os que estão atrasados está crescendo. Isso deve ser uma ótima notícia para os integradores de TI, pois representa uma clara oportunidade de tirar empresas de diferente portes e segmentos de um “impasse digital” e colocá-las no caminho do sucesso.
Com a abordagem correta, revendedores e distribuidores podem suportar uma demanda crescente por soluções de tecnologia e ofertas “como serviço” para ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de Transformação Digital.
A Transformação Digital não é moda e representa riscos para o negócio
A Transformação Digital não é uma moda que promove o sucesso para os primeiros que a adotam, está rapidamente se tornando essencial para se manter competitivo no mercado e demonstrar aos clientes como a empresa se tornou moderna e fazendo parte de uma economia cada vez mais digital.
Trata-se de impulsionar o crescimento por meio de uma maior agilidade, inovação e capacidade de resposta às mudanças nas demandas do mercado, além de promover a organização como um local de trabalho atraente e ambientalmente amigável.
A Transformação Digital envolve mais do que simplesmente adotar novas tecnologias, envolve processos e mudança cultural. No entanto, a TI desempenha um grande papel: desde o uso de computação em nuvem, dispositivos móveis, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, plataformas sociais, entre outros recursos de inovação.
Portanto, a tecnologia se tornou um pré-requisito vital para a Transformação Digital. Há um enorme apetite não apenas pelas soluções de TI, mas também pela ajuda e conselhos de parceiros confiáveis, a exemplo de revendedores e distribuidores já estão aproveitando essa oportunidade.
Uma grande oportunidade para os canais, e também um desafio
Apesar de ser uma grande oportunidade a Transformação Digital, nem todo mundo está aproveitando. O medo e a falta de orientação tem sido um dos grandes desafios a serem vencidos nesse processo de grandes mudanças.
Parte desses medos pode resultar da falta de conhecimento e recursos internos que afetam muitos revendedores. Para se ter uma ideia, a Europa enfrenta um déficit projetado de profissionais qualificados em tecnologia de 350.000 pessoas até 2022 e os canais de distribuição certamente não estão isolados dessa escassez. No Brasil não é diferente.
No entanto, existem outras razões pelas quais os canais podem ter demorado historicamente a explorar as oportunidades apresentadas pela Transformação Digital.
Muitos se resumem aos aspectos práticos envolvidos na venda de ofertas “como serviço”. No passado, as coisas eram mais diretas. Os revendedores vendiam kits físicos e era fácil distribuir comissão à equipe de vendas.
Agora, um gerente de vendas pode ver seu pedido dividido em 36 vezes, se for um contrato de três anos. Obviamente, quando as vendas recorrentes aumentam, isso deixa de se tornar um problema importante. Mas pode tornar difícil a transição de um CapEx para um modelo baseado em serviços.
Da mesma forma, o próprio revendedor pode achar difícil transformar parte ou todos os seus negócios em efetivamente os de um provedor de serviços. Como eles gerenciam o faturamento? Quais são as implicações do fluxo de caixa? Existem várias complexidades de negócios que podem se tornar uma barreira à adoção digital.
Mas esses desafios têm solução…
A boa notícia é que a ajuda está disponível para os revendedores que buscam dar o grande salto de mudança. Os distribuidores podem fornecer assistência financeira em termos de infraestrutura, e alguns podem até oferecer mercados em nuvem que permitam que os parceiros comprem e vendam software e aplicativos como serviço.
Eles cuidam de todo o material operacional de back-end para que o parceiro de canal possa se concentrar no crescimento e na agregação de valor.
Além disso, os distribuidores também estão aqui para ajudar a treinar as equipes de revendedores para criar esse importante recurso interno ou ‘preencher as lacunas de habilidades’ e fornecer conhecimentos terceirizados.
Pode até haver pacotes prontos disponíveis para ajudar os revendedores a configurar novas práticas de negócios em áreas de rápido crescimento, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que inclui proteção contra ransomware ou segurança de IoT.
Os revendedores não podem esperar ser especialistas em tudo. Mas, com as parcerias e o foco certos eles podem enfrentar uma onda de Transformação Digital que beneficiará a todos.
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Sobre a Ingram Micro
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Além dos serviços de distribuição de soluções e produtos, oferece apoio para o desenvolvimento de seu ecossistema, com benefícios exclusivos, recursos de logística e de mobilidade, suporte profissional técnico e soluções financeiras, atuando como um elo vital na cadeia de valor de tecnologia.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro dispõe de produtos e soluções de 75 fabricantes para pronta entrega e importação exclusiva no modelo de VAD, VOD, mobilidade, automação, cloud e provedor de treinamento.