À medida que a indústria e os negócios de TI passam para a nuvem, o papel da distribuição nessa transformação, juntamente com as partes desempenhadas pelos fornecedores e parceiros, evoluiu drasticamente.
Para os parceiros de canal, em particular, ocorre uma verdadeira quebra de paradigma, não direcionando pelo fim do formato atual da revenda, mas de forma a agregar a infinidade de serviços que os distribuidores agora oferecem.
Imagine nas ofertas que um distribuidor possui hoje no formato de distribuição como serviço, o que permite ajudar ainda mais um parceiro a estender e ampliar seu conjunto de ofertas sem precisar investir em infraestrutura fixa, mantendo a conta do cliente sob controle.
Surge uma nova visão do modelo tradicional
No centro da transformação, surge uma nova visão do modelo tradicional de fornecedor-distribuidor-revendedor-cliente, onde todos sabiam seu valor, mudando para um modelo de cluster no qual os parceiros desempenham várias funções.
Nesse modelo, revendedores, integradores de sistemas, provedores de serviços, provedores de soluções, agentes e fornecedores atendem ao cliente de uma maneira muito mais dinâmica visando atender as necessidades do cliente em uma perspectiva 360º.
O que inclui o fornecimento de ativos de equipamentos, como servidores e outros ativos de TI até soluções de software e treinamentos.
Temos a transição de um modelo linear para um modelo de cluster que atribui a mudança na maneira como os parceiros vendem e à forma como os clientes compram.
No modelo linear, os clientes não entendiam a tecnologia e confiavam no revendedor para explicar, instalar, dar suporte e ser uma entidade de serviço.
Em contraste, hoje os parceiros não executam todas as atividades relacionadas à tecnologia para seus clientes, mas são mais propensos a formar parcerias com outras empresas para resolver os problemas de um cliente e o cliente, por sua vez, é muito mais instruído sobre a seleção de produtos, serviços e parceiros.
Essa complexidade, desencadeada pela computação em nuvem, levou à transição para o modelo de cluster. Nele, todos precisam identificar onde está o seu valor.
Na Ingram, por exemplo, o valor que fornecemos é diferente para todos os tipos de parceiros. Esse valor agregado pode girar em torno de financiamento, tecnologia, nuvem ou como um parceiro vai ao mercado.
Papel da revenda: uma lista crescente de serviços
É claro, com base em toda essa transformação, o papel da distribuição se tornou bastante diversificado. O número de serviços está explodindo e continua a crescer.
Isso inclui engenharia e design, serviços gerenciados, licenciamento, marketing / marca, geração de demanda, gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciamento do ciclo de vida, logística, suporte técnico, ofertas e programas em nuvem, gerenciamento de contas, soluções hospedadas, educação e treinamento, avaliações de rede, governo e serviços, consultoria de serviços de software, e claro, a venda de ativos de Tecnologia.
Nesta nova era de distribuição, tecnologias como nuvem, mobilidade, Internet das Coisas e infraestrutura hiperconvergente representam mudanças maciças que estão se tornando um diferencial importante na distribuição e como esses participantes respondem a um mercado que deseja flexibilidade e opções.
Hoje, a distribuição é um parceiro mais integrado e dinâmico da cadeia de suprimentos, com base em serviços prestados pelos fornecedores e parceiros de canal.
Como os parceiros de canal estão alavancando a distribuição?
De acordo com uma pesquisa feita pela Global Technology Distribution Council (GTDC, uma associação mundial da indústria que representa distribuidores de TI, mais de 70% dos provedores de serviços gerenciados entrevistados disseram que estão recorrendo aos distribuidores para todos os tipos de serviços e veem o valor do distribuidor aumentando na nuvem.
Os parceiros estão aproveitando serviços de suporte técnico, treinamento técnico, e ativação de serviços em nuvem para alavancar sua distribuição, principalmente para pedidos e remessas de produtos mais tradicionais.
Os canais de revenda estão dando os passos certos, com o foco atual do consumidor em tecnologia inteligente e serviços na nuvem. É de vital importância que possamos nos concentrar em todas as oportunidades que essas novas tecnologias trazem para nossos clientes e parceiros, colocando mais força na operação para atender aos consumidores.
A Ingram Micro está pronta para ajudar sua revenda a desenvolver novas estratégias de negócios visando o crescimento futuro. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a transformação digital para seus clientes. Não perca mais tempo.
Sobre a Ingram Micro
A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística.
Além dos serviços de distribuição de soluções e produtos, oferece apoio para o desenvolvimento de seu ecossistema, com benefícios exclusivos, recursos de logística e de mobilidade, suporte profissional técnico e soluções financeiras, atuando como um elo vital na cadeia de valor de tecnologia.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro dispõe de produtos e soluções de 75 fabricantes para pronta entrega e importação exclusiva no modelo de VAD, VOD, mobilidade, automação, cloud e provedor de treinamento.
Muito bom. Esse é o caminho. Estamos a disposição para avançarmos ainda mais nessa parceria.