Quando um cliente está passando por uma escassez de habilidades, há uma clara oportunidade para o canal intervir e aliviar essa dor. É o que mostra a pesquisa feita pela The Open University, Universidade pública em Milton Keynes da Inglaterra.
A pesquisa mostrou, por exemplo, que a infraestrutura de tecnologia baseada em nuvem e a segurança cibernética eram as habilidades digitais que os líderes de negócios consideram inexistentes em suas organizações e um terço aceitou que não conseguia entender as novas tecnologias por falta de conhecimento.
Isso nos leva a uma realidade em que muitos funcionários não têm o conhecimento e as habilidades necessárias para implementar certas práticas digitais que podem realmente impulsionar o negócio.
Portanto, surge uma lacuna e uma grande oportunidade que pode ser preenchida através das revendas ou canais de distribuição, ao incluir em suas estratégias de crescimento, formas de capacitação para os produtos e serviços representados, de forma a agregar ainda mais valor aos clientes.
A economia digital transformou drasticamente o mundo dos negócios
Há um sentimento mostrado pela pesquisa feita pela Open University que se reflete bastante em nossa realidade, entre os líderes de negócios pesquisados, os gerentes seniores não tinham proficiência digital para adaptar e adotar as tecnologias que têm influenciado diretamente na nova economia digital.
O desafio de encontrar talentos com as habilidades certas significa que as empresas precisam olhar para os investimentos a serem realizados de maneira diferente.
Diante de um novo cenário que mostra o número de talentos capacitados cada vez menor, é mais importante que as organizações invistam no desenvolvimento de seus negócios, associando também a formação da força de trabalho.
De fato, a economia digital transformou drasticamente o mundo dos negócios. Ela permite que as empresas conduzam e gerencie vários processos e operações de maneira mais eficiente, produzindo melhores resultados.
Apesar disso, desse cenário fantástico que nos leva ao crescimento futuro e sustentável em termos de negócios, a consistente evolução da tecnologia existente e a inovação promovida pela quebra de velhos paradigmas de mercado tornaram um desafio para os funcionários acompanhar as mudanças tecnológicas que ocorreram ao seu redor.
Uma grande oportunidade para as revendas e canais de distribuição
Quando se trata de identificar qual vertical está enfrentando dificuldades, existe uma grande variedade de opções: os serviços financeiros, manufatura, serviços ao consumidor, setor público, varejo e hospitalidade, entre outros.
As organizações enfrentam essa crise de talentos em um momento em que já são desafiadas por riscos que são exacerbados pela falta de conhecimento adequado.
O que nos leva a um cenário de grande oportunidade para que as revendas e canais de distribuição possam ampliar o fornecimento de diferentes níveis de suporte e serviços necessários aos clientes, abrindo uma porta para trazer novas oportunidades de negócio.
Não é apenas uma venda através do canal, mas a realização de um negócio agregando ainda mais valor ao cliente. Além de oferecer soluções técnicas, a revenda pode integrar o suporte técnico e a capacitação.
As empresas passam a contar cada vez mais com os parceiros de canal dos fornecedores para atender às suas necessidades de produtos e serviços. A revenda passa a ter capacidade de:
- Identificar e entender os requisitos e problemas comerciais do cliente;
- Criar soluções com base nos objetivos de negócios;
- Selecionar fornecedores e produtos apropriados, incluindo aqueles fora de seus parceiros de fornecedores;
- Entregar e implantar soluções, incluindo hardware, software e produtos auxiliares;
- Treinar usuários sobre os novos produtos e serviços; e
- Fornecer serviço e suporte técnico contínuo.
O canal passa a ser a linha de frente dos clientes corporativos, onde as organizações e os clientes finais entrarão em contato para tomar uma decisão de compra e decidir entre vários fornecedores, ou quando desejarem atualizar ou aprimorar um produto existente.
A maioria das empresas depende das revendas não apenas para adquirir as soluções, mas também para buscar serviços profissionais, como projetar e personalizar a solução, integrar vários produtos e garantir que tudo funcione sem problemas.
Quando houver um problema ou demanda por serviço, as empresas entrarão em contato com seus revendedores para obter serviços, suporte e capacitação.
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