Quando se trata de nuvens híbridas, há muitos fatores que você deve considerar antes de tomar qualquer decisão séria. Determinar qual servidor de nuvem é melhor para sua nuvem híbrida é apenas uma decisão que você precisa tomar.
O gerenciamento e a movimentação de dados são as duas considerações mais importantes ao construir um servidor em nuvem para um sistema de nuvem híbrida. Nuvens híbridas geralmente são construídas em componentes comerciais prontos para uso.
Os administradores de TI deve basear sua escolha em grande parte em fatores como a rede e armazenamento.
Não é exagero dizer que a nuvem híbrida gira em torno da movimentação e do gerenciamento de dados
Geralmente, os administradores devem escolher entre dois caminhos para um servidor de nuvem híbrida. A primeira opção envolve servidores poderosos que os administradores podem virtualizar com contêineres ou um hipervisor, a outra opção é um cluster de pequenos servidores menos poderosos que os administradores podem gerenciar com software de orquestração ou um hipervisor.
Na primeira opção, os administradores têm muitas opções, incluindo servidores 1U de CPU dupla e servidores de CPU quádrupla 2U, dependendo da quantidade de memória necessária. Na última opção, um sistema de pequenos servidores funciona bem atendendo aos requisitos de negócio de pequenas e médias empresas.
Tendo dito tudo isso, há claramente um grande espectro de alternativas para escolher. De muitas maneiras, a escolha de um servidor comercial de prateleira é mais provável de ser conduzida por decisões de rede e armazenamento, que têm impacto substancial sobre como o híbrido se comportará.
As escolhas do servidor de nuvem híbrida podem definir as limitações da infraestrutura
A abordagem tradicional tem uma ampla variedade de opções, dependendo dos casos de uso. Infelizmente, a nuvem típica de hoje não é homogênea, mas existem algumas categorias amplas.
A computação de propósito geral parece encontrar seu ponto ideal com servidores 1U de CPU dupla. Se nenhum disco for necessário, eles podem ser servidores gêmeos com duas unidades em 1U. A abordagem dupla permite o compartilhamento da fonte de alimentação em clusters e isso oferece uma eficiência de energia muito melhor.
Para bancos de dados in-memory e análises de big data, a capacidade de memória de ofertas de 1U não é adequada. Uma opção melhor é um servidor 2U quad-CPU com 512 GB ou mais de espaço de memória. Como esses servidores geralmente precisam de armazenamentos de instância local, o tamanho 2U permite que uma quantidade maior de SSDs sejam adicionados.
A abordagem alternativa para microservidores dirige-se na direção oposta. Baixo consumo e menor custo. A abordagem é mais como “hospedagem em uma caixa”, em vez do que a maioria de nós reconhece como a nuvem. Ele se encaixa em casos de uso que a TI, com insights que possam otimizar o desempenho, o posicionamento e a eficiência da carga de trabalho, proporcionando melhores resultados mais rapidamente.
Como escolher o servidor certo
As sete etapas a seguir descrevem muitos dos fatores que uma organização deve considerar antes de selecionar um servidor visando uma infraestrutura de nuvem híbrida:
- Calcule o orçamento do servidor.
- Identifique os requisitos de carga de trabalho.
- Identifique os requisitos operacionais.
- Escolha o sistema operacional.
- Escolha a forma do servidor.
- Avalie os servidores disponíveis.
- Tome uma decisão.
A chave para selecionar um servidor para uma arquitetura de nuvem híbrida é encontrar o sistema que melhor atenda aos requisitos da organização. Isso significa identificar cuidadosamente suas necessidades e, em seguida, avaliar os produtos disponíveis e os fornecedores que os oferecem.
Quaisquer atalhos para esse processo provavelmente custarão mais no longo prazo, algo que poucas empresas podem permitir que aconteça.
O futuro da nuvem híbrida inteligente com HPE Gen10
O HPE Gen10 oferece agilidade, segurança e controle econômico de que os clientes precisam para encontrar a combinação de TI híbrida certa para seus negócios, seja dentro ou fora das instalações.
Com a introdução do Gen10, a HPE é o único fornecedor que oferece uma infraestrutura de TI segura desde o início, otimizada para cada carga de trabalho, pronta para escalar e construída para agilidade e velocidade.
Somente a HPE oferece servidores padrão da indústria com firmware e segurança importantes ancorados no silício. Todos os servidores de outros fornecedores são menos seguros em termos de ataque de malware por meio de firmware, e isso deve permanecer o mesmo por vários anos.
O foco da HPE é fornecer uma plataforma resistente a violações de segurança para que sua empresa possa prosperar na era da transformação digital.
HPE Gen10 abre oportunidades para canais de revenda
A TI híbrida permite que as empresas migrem para a nuvem gradualmente. É muito difícil sugerir que um cliente migre imediatamente para uma nuvem 100% pública. As empresas precisam ser capazes de fazer uma escolha simples em termos de onde executar cargas de trabalho: em seus próprios datacenters, com provedores de soluções em nuvem ou uma combinação de ambos.
A visão da HPE é oferecer e fornecer todas as ferramentas necessárias para os distribuidores que desejam criar, ou já criaram, uma proposta de serviço em nuvem com sua marca, ou seja, seus próprios serviços em nuvem, infraestrutura e suporte.
A Ingram Micro está pronta para ajudar sua revenda a desenvolver novas estratégias de negócios visando o crescimento futuro. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a transformação digital para seus clientes. Não perca mais tempo.
Sobre a Ingram Micro
A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística.
Além dos serviços de distribuição de soluções e produtos, oferece apoio para o desenvolvimento de seu ecossistema, com benefícios exclusivos, recursos de logística e de mobilidade, suporte profissional técnico e soluções financeiras, atuando como um elo vital na cadeia de valor de tecnologia.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro dispõe de produtos e soluções de 75 fabricantes para pronta entrega e importação exclusiva no modelo de VAD, VOD, mobilidade, automação, cloud e provedor de treinamento.