As infraestruturas hiperconvergentes (HCIs) são comercializadas como a tecnologia para reduzir os custos de infraestrutura de TI e, ao mesmo tempo, melhorar a agilidade dos negócios. Mesmo assim, o custo de um sistema hiperconvergente pode ser comparável ao de um sistema mais tradicional.
Para os parceiros de canal, que encontram-se no meio da tendência de hiperconvergência, existem vários fatores a serem considerados ao calcular os custos de HCI, incluindo licenciamento, armazenamento, rede contratos de suporte, etc.
Porém, a escolha pela infraestrutura HCI demonstra para os clientes a economia de custos associada à redução da complexidade e menores custos de gerenciamento em relação a infraestrutura tradicional.
Fatores a serem considerados ao calcular os custos de HCI
De certa forma, investir em um sistema hiperconvergente é como comprar “um carro novo”. O modelo básico pode ter um preço razoável, mas os custos podem aumentar rapidamente à medida que você começa a adicionar recursos. Esse cenário deve ser levado em conta pelas revendas no momento em que fornecem as soluções de hiperconvergência para seus clientes.
Com isso em mente, aqui estão alguns dos recursos que têm maior efeito no preço de um sistema hiperconvergente.
1. Licenciamento
Um dos fatores que podem afetar os custos gerais de infraestrutura de TI de um sistema hiperconvergente é o licenciamento de software. Os sistemas hiperconvergentes normalmente são agrupados com um software de hipervisor e gerenciamento de sistemas para a pilha de virtualização e há custos de licenciamento associados a esse software.
2. Armazenamento
O armazenamento de dados também desempenha um papel importante no preço geral de um sistema hiperconvergente e pode afetar os custos de infraestrutura de TI de várias maneiras diferentes.
Para começar, o preço de um sistema hiperconvergente pode variar com base no número de slots de unidade que existem em um nó. Embora um slot de unidade vazio possa não parecer um item caro, cada slot de unidade requer um controlador de disco e o número de slots de unidade também pode afetar o fator de forma necessário do nó.
3. Networking
Os fornecedores de sistemas hiperconvergentes oferecem uma variedade de opções de hardware de rede. Isso é especialmente verdadeiro para as portas de rede existentes nos nós individuais. De modo geral, os fornecedores oferecem aos clientes pelo menos algumas opções que variam com base no número de portas, na velocidade da porta e no tipo de conectividade da porta.
4. CPU
A CPU é outro componente do sistema hiperconvergente que pode afetar drasticamente os custos da infraestrutura de TI. A maioria dos fabricantes oferece aos clientes a escolha de alguns tipos diferentes de CPU.
O principal fator é o custo cumulativo da CPU. A maioria dos nós em sistemas hiperconvergentes inclui vários slots de CPU e vários nós são projetados para trabalhar juntos para formar o sistema hiperconvergente. Portanto, qualquer diferença de preço de CPU existente seria multiplicada pelo número total de CPUs instaladas nos nós.
5. Custos diversos
Os fabricantes também podem alterar o preço dos sistemas hiperconvergentes por meio de vários custos diversos diferentes. Esses custos podem incluir garantias obrigatórias ou contratos de suporte, opções de memória ou até mesmo a opção de adicionar uma bateria reserva a um controlador de armazenamento.
O impacto econômico total da infraestrutura hiperconvergente HPE Simplivity
No início, muitas das economias de custo associadas às plataformas de infraestrutura hiperconvergente estavam associadas ao custo de hardware. Hoje, porém, os sistemas hiperconvergentes nem sempre são baseados em hardware comum e podem ser tão caros quanto um sistema tradicional. Mesmo assim, ainda é possível economizar dinheiro com a adoção de uma plataforma hiperconvergente.
Algumas das economias de custo decorrem do fato de que as plataformas hiperconvergentes são sistemas integrados e autocontidos. Isso significa que você não incorrerá em custos como os relacionados à implantação e manutenção de uma arquitetura tradicional.
O estudo mais recente da Forrester Total Economic Impact mostra como os clientes HPE SimpliVity reduzem o TCO em 69%, enquanto fornecem um retorno de 192% sobre o investimento com um curto retorno de 7 meses.
Benefícios financeiros obtidos por clientes HPE SimpliVity
As empresas que adotam a solução HPE SimpliVity são beneficiadas com as seguintes vantagens estratégicas:
● Custo reduzido de armazenamento e hardware de servidor
Ao implementar nós de infraestrutura hiperconvergente HPE SimpliVity, os clientes evitam grandes atualizações de hardware, reduzem custos de armazenamento e de servidores e ainda, evitam o custo anual de manutenção desses dispositivos.
● Custo reduzido de serviços profissionais
O servidor e a arquitetura de armazenamento tradicional exigem serviços profissionais adicionais para aumentar a experiência da equipe interna. Ao implementar o HPE SimpliVity, os clientes são capazes de reduzir os gastos com serviços profissionais para gerenciar e manter a infraestrutura.
● Custo reduzido de espaço físico aplicado ao data center
A maioria das empresas aluga espaço de data center em piso elevado. O uso de infraestrutura hiperconvergente HPE SimpliVity reduz o espaço físico e, ao mesmo tempo, diminui os custos de energia e refrigeração.
● Custo da mão de obra reduzida para o gerenciamento de backups
Depois de implementar o HPE SimpliVity e aproveitar os recursos de proteção de dados integrados da plataforma, os administradores de backup economizam horas diárias de trabalham que antes gastavam configurando backups e resolvendo problemas.
● Redução de custos de licenciamento em ferramentas de software
As empresas eliminam a necessidade de ferramentas de software com funcionalidade que torna redundante os recursos inerentes a uma arquitetura hiperconvergente.
● Custo reduzido para realizar atualizações do sistema
A infraestrutura tradicional exige atualizações do sistema várias vezes por ano, cada uma das quais exige tempo da equipe para ser realizado.
A infraestrutura hiperconvergente do HPE SimpliVity oferece vantagens operacionais relevantes sobre as opções de infraestrutura mais convencionais, fornecendo uma arquitetura de TI de última geração que oferece desempenho de aplicativo aprimorado, proteção de dados mais rápida e confiável, gerenciamento global em ambientes distribuídos a partir de um console central e facilidade de dimensionamento para atender às demandas de crescimento, tudo isso enquanto reduz drasticamente os custos.
A Ingram Micro está pronta para ajudar sua revenda a desenvolver novas estratégias de negócios visando o crescimento futuro. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a transformação digital para seus clientes. Não perca mais tempo.
Sobre a Ingram Micro
A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística.
Além dos serviços de distribuição de soluções e produtos, oferece apoio para o desenvolvimento de seu ecossistema, com benefícios exclusivos, recursos de logística e de mobilidade, suporte profissional técnico e soluções financeiras, atuando como um elo vital na cadeia de valor de tecnologia.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro dispõe de produtos e soluções de 75 fabricantes para pronta entrega e importação exclusiva no modelo de VAD, VOD, mobilidade, automação, cloud e provedor de treinamento.