O modelo de precificação de hardware hiperconvergente baseado no consumo funciona basicamente como uma plataforma de nuvem. Um fornecedor fornece o serviço, neste caso, uma infraestrutura física hiperconvergente (HCI) instalada no local, e o cliente paga uma taxa de assinatura mensal, geralmente com base nos recursos que usa a cada mês.
Embora as estruturas de pagamento possam variar de fornecedor para fornecedor, assim como os serviços incluídos nos sistemas hiperconvergentes, os resultados são os mesmos. O cliente obtém um sistema local sem os enormes custos iniciais e as dores de cabeça de implantação típicas de um sistema tradicional.
Mas os preços baseados no consumo oferecem mais do que apenas uma estrutura de preços Opex
Os clientes obtêm a segurança e o controle que vêm com um sistema local, pagando apenas pelo que usam. O fornecedor normalmente implanta e mantém o sistema, ajudando a simplificar a TI e reduzindo a sobrecarga interna.
O modelo pré-pago também permite que os clientes escalem conforme necessário, o que pode simplificar o planejamento da capacidade e evitar o provisionamento excessivo.
Embora os fornecedores geralmente exigem um compromisso mínimo, como um ano de assinatura, há muito menos risco com menores barreiras de entrada e implementação hiperconvergente mais rápida para os clientes.
As organizações interessadas em preços de hardware hiperconvergente com base no consumo devem comparar os planos concorrentes de fornecedores com cuidado, cada um tem sua própria formatação sobre a entrega do serviço, oferecendo produtos HCI que estão disponíveis com alguma forma de preço baseado no consumo, mas existem diferenças significativas entre cada um desses planos.
Escolhendo HCI com base no consumo
O advento do modelo de precificação com base no consumo pré-pago para hardware hiperconvergente é mais uma indicação de quão dinâmico o mercado de hiperconvergência se tornou e como ele continua a crescer e evoluir, às vezes com um ímpeto impressionante.
Dadas essas condições, não é surpresa que os detalhes do programa para vários fornecedores de hardware hiperconvergente que oferecem suporte a esse modelo possam ser confundidos às vezes.
Mesmo assim, as organizações que buscam um HCI podem ter muito a ganhar com esse modelo em termos de economia e flexibilidade, especialmente aquelas que oferecem suporte a ambientes de nuvem híbrida. As equipes de TI devem investigar minuciosamente esses programas baseados no consumo antes de tomar qualquer decisão, certificando-se de ler todas as letras miúdas que puderem encontrar.
HPE GreenLake e o modelo baseado no consumo
A solução HPE GreenLake é uma oferta como serviço que traz flexibilidade semelhante à da nuvem para data centers e outros locais, como escritórios remotos e satélites.
Quando você se inscreve em um produto GreenLake, a HPE oferece um sistema completo e pré-configurado que inclui todo o hardware e software necessários para estar em funcionamento quase imediatamente.
Com o GreenLake, a HPE oferece vários pacotes de infraestrutura para oferecer suporte a diferentes tipos de cargas de trabalho. Por exemplo, o pacote de virtualização oferece opções para implementar uma solução GreenLake que executa aplicativos virtualizados, e o pacote combinável oferece opções para implementar uma infraestrutura composta controlada por software.
A HPE também oferece pacotes para vários outros tipos de cargas de trabalho, incluindo armazenamento, backup, gerenciamento de banco de dados, big data, nuvem privada e computação de alto desempenho.
A solução HPE GreenLake se diferencia de um programa de leasing pelo seu modelo de precificação baseado no consumo
Outro recurso do HPE GreenLake que o diferencia de um programa de leasing tradicional é seu modelo de precificação baseado no consumo, que aproxima o programa mais de uma estrutura de serviços em nuvem.
A HPE instala o hardware no ambiente de escolha do cliente, mas o oferece como um serviço, em vez de uma compra de venda direta. Isso não apenas elimina o gasto de capital inicial típico de uma transação de vendas tradicional, mas também reduz a sobrecarga de TI. Os clientes precisam apenas pagar a taxa de assinatura mensal, juntamente com um local para armazenar os componentes.
O modelo baseado no consumo do HPE GreenLake permite que as empresas obtenham produtos de data center de última geração sem os custos e as complexidades que vêm com uma abordagem tradicional para implantação de infraestrutura.
Ao mesmo tempo, a TI mantém o controle sobre os sistemas e o ambiente, enquanto se beneficia do monitoramento, manutenção e suporte contínuos da HPE. Além disso o dimensionamento de sistemas também é mais fácil e rápido, resultando em maior agilidade. Esses recursos não apenas ajudam a simplificar as operações de TI, mas também liberam o pessoal de TI para outros projetos de inovação.
Os parceiros podem aumentar os fluxos de receita anual a cada ano
Ao lançar uma versão centrada no canal de sua oferta GreenLake, a HPE permite que os parceiros de canal a ofereçam aos clientes o modelo de compra baseado no consumo.
A mudança é motivada por uma tendência crescente no mercado, à medida que os clientes passam de despesas de capital (CapEx) para despesas operacionais (OpEx), já que os departamentos de TI procuram transformar seus gastos em um custo mensal previsível, em vez de um único caro pagamentos a cada três a cinco anos.
De acordo com a HPE, isso representa uma oportunidade para os parceiros criarem um fluxo de receita de anuidades com uma taxa de crescimento anual cada vez mais atrativa.
As principais vantagens que os parceiros podem esperar do novo modelo são o aumento da velocidade, já que os negócios não precisam mais ser co-vendidos pela HPE, e a faixa de preço pré-definida para cada pacote significa que as cotações podem ser obtido muito mais rápido, gerando benefícios estratégicos para a revenda.
A Ingram Micro está pronta para ajudar sua revenda a desenvolver novas estratégias de negócios visando o crescimento futuro. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a transformação digital para seus clientes. Não perca mais tempo.
Sobre a Ingram Micro
A Ingram Micro é o maior distribuidor mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística.
Além dos serviços de distribuição de soluções e produtos, oferece apoio para o desenvolvimento de seu ecossistema, com benefícios exclusivos, recursos de logística e de mobilidade, suporte profissional técnico e soluções financeiras, atuando como um elo vital na cadeia de valor de tecnologia.
No Brasil desde 1997, a Ingram Micro dispõe de produtos e soluções de 75 fabricantes para pronta entrega e importação exclusiva no modelo de VAD, VOD, mobilidade, automação, cloud e provedor de treinamento.